DOCUMENTÁRIO TVS
João Lippert

 

Há 70 anos atrás, quando João Lippert tinha apenas 6 aninhos de idade, João Lippert cantava e declamava poesias gauchescas na Rádio Farroupilha em Porto Alegre/RS no programa Clube do Guri, apresentado pelo radialista Ary Rego.

Após cada apresentação, João Lippert ganhava da Rádio Farroupilha vários tipos de chocolates e doces.

João Lippert, com 6 anos, era orientado pelo senhor Olavo, que era um dos filhos dos donos da Fazenda Pontal de Itapuã/RS.

João Lippert foi criado por pais de criação na Fazenda Pontal, os quais eram os proprietários da fazenda e eram espíritas, senhor Nascimento e senhora Mencinha Souza. Muitas noites João Lippert acordava e encontrava o casal na janela de seu quarto, segundo eles, observando entidades espirituais.

A apicultura na Fazenda Pontal, onde minha pessoa aprendeu a criação de abelhas e a cultivar e extrair mel, própolis, geléia real e apitoxina (veneno da abelha).




Helena Lippert, minha neta,
filha de Keila Cristine Lippert.

Fui criado por pais de criação desde os 4 anos de idade aproximadamente. Meus pais de criação eram proprietários da Fazenda Pontal em Viamão/RS, como já dito.

Quando eu tinha cerca de 8 anos de idade, passei a morar com os padres no Leprosário em Itapuã. Com 9 ou 10 anos de idade, ajudei na reforma e construção da Igreja do Leprosário.

Passei a morar com os padres em razão de que meus pais adotivos queriam que eu fosse seminarista e padre.

Toda a tramitação para ser padre foi tratada com o próprio padre que eu passei a residir e meu pai, Manoel Leopoldo Lippert.

Editando